Quem sou eu

Minha foto
Tramandaí, Litoral Norte - RS, Brazil
Professora,resposável,simpática, amiga,sensível e emotiva.Sou vovó de um garotinho lindo de 5 anos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PROJETO: Letramento – Janela para a vida






PROJETO








Letramento – Janela para a vida

1- Objeto da pesquisa:
Este trabalho envolve séries diversificadas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina, no município de Imbé, com intuito da apro-
ximação da leitura seguida de produção textual de alunos interagindo com a comuni-
dade.

2- Justificativa:
Promoveremos a valorização e o estímulo do que foi produzido em sala (livros de histórias) abordando diversos gêneros literários como: Ficção, Aventura,
Terror, Drama, Comédia e Romance.
De acordo com a realidade que tramita nas escolas, onde a produção dos alunos são “engavetadas” e pelo fato que o letramento decorre da contextualização
de vários textos e informações, torna-se primordial criar condições para que este
processo se desenvolva.Sendo assim, há a necessidade de um trabalho voltado para
a valorização da produção, envolvendo toda a comunidade escolar, visando resulta-
dos significativos,reais,para que compreendam a sociedade como um todo.

3- Objetivo:
Estimular, valorizar e contextualizar o trabalho de cada um unidos num elo participativo, promovendo um verdadeiro letramento.





4- Objetivos específicos:
* Atingir um bom rendimento na habilidade de pensar, observar, criticar e comparar.
* Proporcionar ao aluno a familiarização com a produção de livros, sensi-
bilizando-os da importância e valor da leitura na vida.
* Desenvolver a imaginação criadora.
* Oportunizar o trabalho grupal e o acesso às suas próprias produções.
* Viabilizar a oportunidade de aprimoramento da expressão oral na promoção de cada livro para outras turmas e comunidade, para que haja um despertar de novos leitores.

5- Metodologia:
O professor disporá de um tempo de sua carga horária para a apresenta-
ção do Projeto, ajudando-os a realizar o planejamento de suas atividades.
As atividades serão realizadas sob a coordenação de líderes de grupos
de 4 a 5 alunos, previamente selecionados visando proporcionar melhor aprovei-
tamento e uma valorização do resultado obtido.
A partir dessa socialização em sala de aula, busca mútua de reescrita dos
seus textos e a exposição oral promovendo seus livros,vão resgatar o orgulho e o
prazer da produção textual e consequentemente a habilidade sócio-comunicativa
dos envolvidos.

6- Equipe de trabalho: colaboração dos docentes de Língua Portuguesa e alunos.



7- Cronograma:
Dia: 07.07.09- Unidade 10- Trabalhando com gêneros textuais
Aula 1-Descobrindo os caminhos da poesia
Aula 2-Criando classificados
Dia:09.07.09 – Unidade 11- Tipos textuais
Aula 2-Caracterizando a Narração
Dia:19.07.09 – Unidade 09 –Gêneros textuais
Aula 1- Reconhecendo gêneros textuais
Dia:20.07.09 – Unidade 12 –A interrelação entre gêneros e tipos textuais
Aula 1 –Caracterizando a carta íntima
Dia:25.08.09 – Unidade 13 – Leitura,escrita e cultura
Aula 2-Imagens do dia a dia
Dia:1º.09.09 – Unidade 14 – O processo da leitura
Aula 7 – Em busca do significado
Dia:09.09.09 – Unidade 15 –Mergulho no texto
Aula 7 – Brincando de quebra cabeça
Dia:15.09.09 – Unidade 16 – A produ;ao textual
Aula 4-Causos coletivos
Dia 17.09.09- Unidade18 – Coerência textual
Aula 5 – A unidade das imagens
Dia 21.09.09 – Unidade 19 –Coesão textual
Aula 8 – O enlace das idéias
Dia 24.09.09 – Unidade 20 – Rela;oes lógicas no texto
Aula 1 – Para organizar as informa;oes
Dia 05.10.09 – Unidade 21 –Argumenta;ao e Linguagem
Aula 3 – Investigando os argumentos do texto
Dia 17.10.09 – Unidade 22 – Produ;ao textual- Planejamento e escrita
Aula 4 – Construa suas próprias estratégias
Dia 27.10.09 –Unidade 02 –Variantes lingüísticas
Aula 2 – Uma mensagem por e-mail
Dia 03.11.09 – Unidade 04 – A intertextualidade
Aula 8- Uma semana e vários pontos de vista
Dia 12.11.09 – Unidade 05 – Gramática –seus vários sentidos
Aula 02 – Jogos de palavras – Palíndromos

8- Avalia;ao
Devera acontecer em todas as etapas do Projeto, considerando o interesse de
cada um, suas conquistas, observa;’ao e desenvoltura nas atividades propostas, bem co-
mo o envolvimento e participa;ao no coletivo, inclusive a interven;ao do lider dos gru-
pos no contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário