Quem sou eu

Minha foto
Tramandaí, Litoral Norte - RS, Brazil
Professora,resposável,simpática, amiga,sensível e emotiva.Sou vovó de um garotinho lindo de 5 anos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Memorial Reflexivo

Memorial Reflexivo

Aprendi a ler com 6 anos.Minha primeira professora,Lia Martins,era tudo que se podia esperar de uma alfabetizadora..Ela morava em Osório e trabalhava em Tramandaí.
Nosso método era a silabação.Juntávamos as consoantes com as vogais e assim sucessi-
vamente, as palavras,frases e etc.

Quando estamos aprendendo o alfabeto, uma de nossas maiores descobertas é que as letras escrevem nosso nome e várias outras palavras.Ler é uma aventura de descobrir que se compartilha nessa primeira letra , um universo de sons,palavras e sentidos.E era exatamente isso que a professora Lia fazia.
Na minha infância,no quintal, a gente gostava de brincar com as palavras, mais do que de bicicleta.Até porque ninguém possuía bicicleta naquele tempo.Só existiam
de adultos, e das grandes.Aprendi a andar,não sei como, botando a perna pelo meio do quadro da bicicleta, pois não alcançava por cima como todo mundo.
Brincávamos de professora e alunos,nos revezamos na tarefa de “ ensinar.”
Talvez, eu tenha sido a professora muito maluquinha do Ziraldo, antes mesmo dele cria-la.
Caçula da casa, tendo dois irmãos mais velhos, as “aulinhas” eram meu brinquedo preferido.
Sempre gostei muito de ler. Primeiro, os gibis dos meus irmãos, da Disney, de-
pois me apaixonei e transferi meu amor por gibis para as personagens de Mauricio de Souza.Leio-os até hoje,quando posso.Acho que li todos os Clássicos Infantis.Adorava todos eles.Continuo lendo muito.Estou sempre lendo alguma coisa.
Tenho certeza que nestes anos todos, fui a professora muito maluquinha.A
Professora Lia me ensinou a ler e escrever de verdade e assim passei a dominar o mundo das letras.
Será que ser professor é algo que passa de pai para filho? Meus pais eram professores e eu sempre quis isto para a minha vida.Ensinar,ser referência,explicar o que sei,ajudar a enxergar mais longe, a voar mais alto, me aproximar de meus alunos,
ser amiga deles, despertar neles o gosto pelo aprender... Mostrar aos alunos, que ler e escrever são hábitos importantes na vida das pessoas.
Boa parte do que aprendemos na escola, norteia o resto da vida de cada um de nós.Mesmo sabendo que poucas ocupações exigem tanto quanto a do professor, eu amo ensinar e ensinar faz parte da minha vida.
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
Quando um ser querido nos dá um livro para ler,
É a ele quem primeiro buscamos nas linhas: seus gostos,
as razões que o levaram a nos colocar esse livro entre as
mãos , os fraternos sinais. Depois é o texto que nos carrega
e esquecemos aquele que nos mergulhou nele: toda força de
uma obra está,justamente, no varrer mais essa contingência!
Entretanto, com o passar dos anos, acontece que a evocação
do texto traz a lembrança do outro,certos títulos se transformam
então, em rostos.
Daniel Pennac

Nenhum comentário:

Postar um comentário