Quem sou eu

Minha foto
Tramandaí, Litoral Norte - RS, Brazil
Professora,resposável,simpática, amiga,sensível e emotiva.Sou vovó de um garotinho lindo de 5 anos.

sábado, 26 de setembro de 2009

Unidade 14 O processo da leitura


Aula7 - Em busca de significado


Apresentei dois recortes de jornal sobre partidas de futebol, um do Inter e um do Grêmio, para agradar a todos. Fizemos uma leitura das fotos através da expressão oral, observando o significado que cada leitor constrói através da leitura.

Das imagens procurei explorar ao máximo sua expressão oral, estimulando a participação de todos.Exploramos todos os elementos presentes nas fotos.

Conversei com a turma a respeito da necessidade do conhecimento prévio que cada um tinha sobre o assunto e o quanto isso favoreceu a leitura das imagens.

Depois pedi que escolhessem um colega da turma e juntos produzissem um texto que descrevesse a cena da foto de futebol analisada.

No início da atividade as meninas não gostaram muito do assunto, mas depois se entusiasmaram e fizeram bons textos.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Unidade 15

Aula 7 - Brincando de Quebra-cabeça

Dividi a turma em duplas e entreguei os quatro textos.Pedi que lessem com atenção e entreguei os títulos.Eles deveriam reconhecer nos textos as pistas, as referências, as idéias, os argumentos e informações que precisavam ser descobertos para a sua compreensão,colocando os títulos adequados.

Após a montagem dos textinhos,eles apontaram as pistas que possibilitaram o encaixe dos títulos.Alguns alunos leram os textinhos em voz alta e fizemos um comentário sobre a estrutura do texto, sua compreensão e a importância dos conhecimentos prévios para fazer este tipo de análise.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Unidade 16

Aula4 - Causos coletivos

Iniciei a aula conversando com os alunos sobre causos populares que se contam de pais para filhos e a importância da cultura popular que ajudam a preservar a memória do povo e a nossa história.Eles lembraram de alguns e comentamos sobre o conhecimento que tinham a respeito dessas histórias,as crenças,as superstições, os valores...

Convidei-os a conhecer a estória de Joaquim, lendo o textinho que entreguei em silêncio.Alguns alunos quiseram ler o texto em voz alta e pedi que observassem a importância da pontuação e entonação de voz bem feitas,para uma melhor compreensão do que estava sendo lido.

Desenhei no quadro uma mão e em cada dedo coloquei uma pergunta que deveram responder de acordo com um dos causos comentatos anteriormente.

Solicitei então que fizessem uma reescrita do causo escolhido,observando as informações essenciais da história.

Fizeram primeiro um roteiro com as perguntas da “mão” da leitura e escreveram sua história.

As perguntas eram: O quê? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como?

Nenhum comentário:

Postar um comentário