Unidade 13 – Leitura,escrita e cultura
Aula 2 – Imagens do dia-a-dia
Iniciei a aula conversando com a turma sobre as imagens que lemos ao longo do dia.
Coloquei uma música suave e pedi que fechassem os olhos e em silêncio escutassem o que eu falava e tentassem visualizar as imagens que as minhas palavras os transportava.
Depois lemos o texto Circuito Fechado e conversamos sobre as imagens do dia-a-dia que muitas vezes nos passam despercebidas em nossa rotina.Fiz com que percebessem a ausência de verbos,advérbios,artigos e adjetivos e a presença de substantivos somente.
Identificamos no texto as referências ao cotidiano do personagem como os hábitos de higiene,as atividades diárias,as atividades do trabalho e os ambientes por onde circulava.
Na aula 4-Texto enigmático- pedi que pensassem nas imagens que se relacionavam com suas rotinas e escolhessem palavras que fizessem parte de sua vida e construíssem um texto relacionando as ações em ordem cronológica como o autor.Após cada um leu o seu textinho e voz alta.
Cama pantufa, ração, porta, coleira, cadela, portão, cadeado, chave, quarto, roupa, sapato, banheiro, cabelo, escova, escova, pasta, água, chapinha, chapinha, maquiagem, café, bolo, rua, ônibus, agropecuária, escola, amigas, conversas, risadas, aula, escolar, casas, mana, beijo, mãe, beijo, computador, almoço, computador, vassoura, chão, escova, pasta, maquiagem, roupa, cabelo, carro, ginásio, amigas, bola, jogo, tombo, risada, conversa, uniforme, sujeira, Paulinho, treino, conversa, carro, casa, café, quarto, banheiro, escova, pasta, água, PC, TV, banho, janta, cama, livro, coberta, bolo, cama, celular, sono, sonhos...
Rosane Fortes Nazario -25.08.09
Aula 2 – Imagens do dia-a-dia
Iniciei a aula conversando com a turma sobre as imagens que lemos ao longo do dia.
Coloquei uma música suave e pedi que fechassem os olhos e em silêncio escutassem o que eu falava e tentassem visualizar as imagens que as minhas palavras os transportava.
Depois lemos o texto Circuito Fechado e conversamos sobre as imagens do dia-a-dia que muitas vezes nos passam despercebidas em nossa rotina.Fiz com que percebessem a ausência de verbos,advérbios,artigos e adjetivos e a presença de substantivos somente.
Identificamos no texto as referências ao cotidiano do personagem como os hábitos de higiene,as atividades diárias,as atividades do trabalho e os ambientes por onde circulava.
Na aula 4-Texto enigmático- pedi que pensassem nas imagens que se relacionavam com suas rotinas e escolhessem palavras que fizessem parte de sua vida e construíssem um texto relacionando as ações em ordem cronológica como o autor.Após cada um leu o seu textinho e voz alta.
Cama pantufa, ração, porta, coleira, cadela, portão, cadeado, chave, quarto, roupa, sapato, banheiro, cabelo, escova, escova, pasta, água, chapinha, chapinha, maquiagem, café, bolo, rua, ônibus, agropecuária, escola, amigas, conversas, risadas, aula, escolar, casas, mana, beijo, mãe, beijo, computador, almoço, computador, vassoura, chão, escova, pasta, maquiagem, roupa, cabelo, carro, ginásio, amigas, bola, jogo, tombo, risada, conversa, uniforme, sujeira, Paulinho, treino, conversa, carro, casa, café, quarto, banheiro, escova, pasta, água, PC, TV, banho, janta, cama, livro, coberta, bolo, cama, celular, sono, sonhos...
Rosane Fortes Nazario -25.08.09
PARABENS PELO BELO TRABALHO!!
ResponderExcluir