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sábado, 26 de setembro de 2009

LETRAMENTO E PROCESSO DE LEITURA


Resenha – crítica
LETRAMENTO E PROCESSO DE LEITURA

Existe uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado.Os nossos slunos devem ser alfabetizados e letrados.
O letramento se refere aos modos comque a escrita se apresenta na nossa sociedade, seus usos e as funções nas diferentes situações comunicativas em que é utilizada coletiva e pessoalmente.
Na verdade aprendemos a ler e escrever à medida que nos alfabetizamos ao longo da vida e adquirimos experiência nas diversas situações sociocomunicativas.
O letramento vai além de ser só alfabetizado. O leitor decodifica os conteúdos lidos,compreende o que leu, podendo posicionar-se quanto ao assunto. Como dizia Rubem Alves:”Aprendemos as palavras para entender o sentido das coisas.”
O aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita ocorrem parte no nosso dia-a-dia, e parte por meio de atividades sistemáticas na escola, com a utilização de reflexões sobre as práticas de nossa cultura.
É preciso que os alunos desenvolvam diferentes olhares sobre os nossos textos e os dos outros autores e seja capaz de identificar a função textual como um todo.
O aluno precisa dominar habilidades que o capacitem a viver em sociedade, atuando de maneira adequada nas mais diversas situações sociais de comunicação.
Sabemos que qualquer experiência na vida de uma pessoa tende a ter melhores resultados quanto mais ela atenda os objetivos claros e verdadeiros para o sujeito
que a vivencia.Com a leitura também,quanto mais ela tiver um objetivo para o aluno, mais ele vai buscar o material mais adequado, ou vai ler com mais disposição o que lhe é oferecido e vai compreendê-lo com mais facilidade.
O desafio de nós professores é ajudar os alunos a terem necessidade de ler, buscar com eles as razões para saber alguma coisa, ou viver determinada experiência, através da leitura.
O conhecimento prévio formado por tudo que a gente já sabe, é fator decisivo no interesse pelo texto e sua compreensão.Ativar tal conhecimento é fundamental para possibilitar a leitura,como também na abertura de horizontes do nosso aluno leitor.
Ao auxiliar os alunos a desenvolverem as habilidades e competências em leitura, o professor precisa considerar a utilização de gêneros textuais diversificados para que adquiram familiaridade com temas e assuntos variados.Para isso,precisará selecionar textos que despertem o interesse e façam parte de suas práticas sociais. A construção desta competência depende necessariamente da variedade de gêneros textuais que circulam em nossa escola e das práticas de letramento de que os alunos participam.
É urgente e necessário que a escola proporcione as oportunidades de construção das competências lingüísticas necessárias para formas um leitor competente.

Rosane Fortes Nazário -23.09.09

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