Quem sou eu

Minha foto
Tramandaí, Litoral Norte - RS, Brazil
Professora,resposável,simpática, amiga,sensível e emotiva.Sou vovó de um garotinho lindo de 5 anos.

domingo, 9 de agosto de 2009

A interrelação entre gêneros e tipos textuais

Unidade 12 - 4. atividade
Escolhi a Aula01 desta unidade porque o texto(carta) é de autor conhecido e tem vocabulário próprio de adolescentes.
Fiz uma introdução para recordar as principais características da carta.Conversei com eles,sobre quem tinha esse costume de escrever cartas e pedi que perguntassem em casa aos
pais.A grande maioria não escreve cartas, só mensagrns no MSN do computador.
Lemos o texto e os fiz perceber que gêneros e tipos textuais andam juntos.Tentei lembrá-los que o assunto do texto era um quadro de humor do programa Fantástico, em que a adolescente Tati andava às voltas com os problemas normalmente enfrentados nesta fase da vida.
Comentei sobre o texto e sua autora.Apliquei algumas questões da atividade de expressâo oral e escrita.
Na aula seguinte,propus que cada um escrevesseuma carta para um amigo especial ou outro destinatário a sua escolha,visto que era " dia do amigo ".
Algumas produções foram bem criativas e com revelações bem pessoais.Num primeiro momento pareceram não gostar da atividade,acho que com receio de se expor,mas no desenrolar da atividade até gostaram e saíram produções bem legais.
Alguns alunos disseram que querem entregar as cartas aos seus destinatários,assim que eu devolvê-las.
Pensei em ler as cartas,mas não corrigi-las e numa outra aula,pedir que as corrijam em duplas.
Pude observar nas produções de meus alunos, é que eles não lêem o que escrevem e cometem erros bobos,como a troca e omissão de letrs,erros na translineação,substantivos próprios com letras minúsculas,alguns verbos mal empregados,etc.
Tenho certeza de que estes problemas poderiam ser sanados se eles lessem mais e
se não fizessem suas produções direto,sem fazer rascunho.
20.07.09

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!!Ótimo trabalho!!!Depois de muita angustia o excelente resultado!!!
    “ A comunicação deve ser entendida como princípio básico para o entendimento humano, em que cada um tem abertura para expor suas ideias, posicionando-se claramente e podendo mudar de opinião quando for necessário, criar situações possíveis para desenvolver a segurança, investigar as diferentes realidades e descobrir o prazer de aprender com o outro.” (2002,p.95 JAIRO DE PAULA.É criando situações diferenciadas, estando muito preocupada com cada aluno que faz o teu fazer pedagógico prazeroso para os educandos e um orgulho para nós colegas!!
    BEIJOS!!
    FABI

    ResponderExcluir